quinta-feira, 21 de maio de 2015

Trilha Parkour do Mato - Forte e Útil + 13º Semana de Museus

Bom pessoal, estive numa correria danada pra me readaptar a rotina pós 7º WPPK .
Tive que organizar às pressas essa edição da Trilha Parkour do Mato - Forte e Útil, às pressas mesmo, de um dia pro outro, e por isso não tive tempo de escrever aqui sobre esse projeto, e nem de convidá-los por aqui.
Então sem mais delongas, quero falar sobre a trilha, e sobre a 13º Semana de Museus, que nessa edição, tem tudo haver com nosso projeto, mas vamos por partes...

Trilha Parkour do Mato - Forte e Útil

Como foi muito corrido essa semana, não tive tempo de fazer um texto aqui no blog somente para a trilha, mas deu tempo de criar o evento no facebook, e pra quem não conhece esse projeto, uma breve especificação: 

 A Trilha Parkour do Mato – Forte e Útil, é uma iniciativa da Associação Matogrossense de Parkour (AMTPK), em parceria com a Pro Parkour Instruções, e tem como principal objetivo a inclusão dos praticantes da atividade física denominada “Parkour”, aos vários aspectos onde a filosofia por trás da prática se manifesta, e que faz com que a mesma seja algo tão importante, e que traga tantos benefícios para quem pratica, e para a comunidade onde o Parkour existe.

Trata-se de uma pequena trilha pequena, na beira do Rio Vermelho, que começa em uma pedreira na rua Fermando Corrêa da Costa, no bairro Coopharondon, passa por dentro da mata fechada, e termina em outra pedreira localizada nos fundos do Big Master. Veja o Mapa 

A 5 minutos do centro de Rondonópolis, é possível se conectar com a natureza fazendo algo saudável e interessante. Além de se exercitar, os participantes da trilha conhecem melhor a natureza viva que corre praticamente dentro da cidade, mas não é só isso.
O principal objetivo da trilha, é a inclusão dos praticantes da atividade aos vários aspectos que a filosofia do Parkour se instala e que faz com que a prática seja algo tão importante e que traga tantos benefícios tanto para quem pratica, quanto para a sociedade ou comunidade onde o Parkour existe.

Um pouco sobre Parkour: O Parkour é uma disciplina física, que trabalha na melhoria de habilidades naturais do ser humano, que foram praticamente esquecidas ao longo dos séculos, e tem como principal objetivo, a superação dos obstáculos físicos e mentais, usando técnicas de transposição rápida, simples e segura.
Um dos principais lemas da disciplina, também a frase mais conhecida na filosofia da atividade, é a "Ser forte para ser útil". O que significa, dentre outras interpretações, que você deve não apenas treinar por treinar, mas estar apto física e mentalmente, para que possa fazer bom uso disso, de forma útil, quando lhe for preciso.
Seguindo essa linha, durante a volta do percurso, cada participante leva consigo uma sacola plástica, recolhendo resíduos de lixo encontrados na beira no rio e na mata, além de conversar com pescadores locais, conscientizando-os a recolherem seu próprio lixo. Dessa forma, fazemos jus ao lema, trabalhando com um Parkour sustentável, sendo úteis usando o condicionamento obtido através dos treinos.

Venha fazer parte conosco!

Ponto de encontro: Estacionamento em frente à Havan, das 08:30 às 08:59. Saindo exatamente as 09:00 para a entrada da primeira pedreira.
A trilha tem duração média entre 1 e 2 horas.

Observações:
1- Cada participante deve levar sua água. É extremamente importante que o corpo se mantenha hidratado;
2- Teremos uma parada para descanso e alimentação, cada um deve levar seu lanche, frutas, barrinha de cereal, biscoito, etc...
3- É importante o uso de protetor solar; 

                                                          >>>  Evento no Facebook  <<<  

13º Semana de Museus

Isso mesmo, o Parkour está no museu!
Mas antes de explicar sobre a parte do Parkour, vamos entender o que é esse projeto:

A Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em parceria com os museus brasileiros, é uma temporada cultural que acontece todo ano em comemoração ao Dia internacional dos Museus (18 de maio).
A cada ano é lançado um tema diferente para a celebração do 18 de maio, que é também o mote norteador das atividades da Semana. O tema de 2015, Museus para uma sociedade sustentável, vem enfatizar a importância de uma maior conscientização da ação do homem sobre nosso planeta e reforçar a necessidade de alinhar o nosso modelo econômico e social à perspectiva da continuidade e inovação.   18/05/2015 - 15:10 - Fonte: Cayron Henrique Fraga / Assessoria Secult 


Com a participação de quatro fotógrafos profissionais de Rondonópolis, Roger Andrade, Sérgio Simões, Alexandra Pimentel e Everton Val, a cada ano um assunto é proposto em comemoração ao dia nacional do museu, 18 de maio.
Segundo Cayron Henrique, Gerente de Articulação Cultural, a fotografia foi escolhida como forma de prestigiar os profissionais da área, além de explorar a parte visual do tema proposto. “O público que visitar a exposição poderá ver o olhar de cada fotógrafo  tem sobre a cidade, com relação a sustentabilidade, tanto com o foco no meio ambiente, quanto relacionado também a reciclagem, entre outras ações”, disse o articulador.    Fonte: Emerson Dourado / 20 de Maio de 2015 às 15:01 

Tá, mas e o tal do Parkour?

Então, um dos fotógrafos, o querido Everton Val, soube do nosso projeto da Trilha, através do Gerente de Departamento de Ações Culturais - José Roberto de Souza, que sempre nos incentiva e apoia os projetos e ideais do Parkour. E marcamos então de ele nos acompanhar no dia do projeto, fazendo algumas fotos para fazerem parte da exposição.
O resultado surpreendeu tanto ao fotógrafo, quando a nós. Eu (Michel) e o Pedro Lucas, ficamos admirados com a qualidade do trabalho do Everton, que se esforçou pra nos acompanhar, e valeu todo esforço!






Então fica o convite a todos que puderem, para ir visitar o museu, e ver também os outros trabalhos que são tão incríveis quanto o que fizemos.

Segundo Cayron Henrique, Gerente de Articulação Cultural, Escolas, faculdades e entidades que queriam visitar a  mostra “Museus para uma sociedade sustentável” podem agendar pelo telefone 3411-5293. A exposição vai até o dia 18 de junho, no Museu Municipal Rosa Bororo, das 8 às 17 horas de terça a sábado, que fica na Avenida Cuiabá, esquina com a Rua Arnaldo Estevão.

Agradeço a todos os envolvidos tanto no projeto da trilha, quanto no da exposição, principalmente ao José Roberto, por ter lembrado do nosso trabalho, e pelas palavras ditas no coquetel de abertura da mostra, e pelo fotógrafo Everton Val, por ter encarado esse desafio, e também pelas palavras ditas na solenidade.

Outras fotos da Trilha, que não foram para a exposição. Por Everton Val:










Nenhum comentário:

Postar um comentário