segunda-feira, 20 de julho de 2015

Parkour Simbiótico

A forma como cada um se relaciona com o entendimento sobre o Parkour é muito relativa e complexa, mas, independente de tudo isso, todos chegamos basicamente às mesmas conclusões, de que o Parkour não se estende somente aos treinos ou a vídeos e textos na internet.

Cada um reflete de uma forma sobre as ''fases'' que enfrentamos e superamos conforme o tempo passa e os treinos vão mudando e evoluindo (assim como nós).
Hoje estou passando por uma fase que apelidei carinhosamente de ''simbiose'', pois estou sentindo a cada momento os reflexos do Parkour para com a minha vida pessoal, profissional, social, etc...

É assustador quando me pego durante situações rotineiras do cotidiano me saindo tão bem quanto antes e no mesmo momento me vem a mente algo que eu aprendi com os treinos, seja na agilidade em chegar até algum lugar ou o modo como tratar uma pessoa, até a forma como me levanto e guardo um objeto na gaveta, tudo me faz comparar um ''antes e depois'', como fica mais fácil ou mais rápido.
Na forma como lido com as pessoas, até mesmo as mais arrogantes ou agressivas, o autocontrole, a agilidade para procurar soluções e a criatividade para encontrá-las, hoje, é surpreendente, e sempre que me vejo em alguma dessas situações, me sinto feliz por estar ''vivendo'' o Parkour e colocando em prática coisas que eu jamais imaginei que pudessem ser colocadas.

As maiores ''provas'' de que o Parkour influencia diretamente em nossas vidas é justamente isso daqui, o fato de eu estar escrevendo tudo isso, e você estar lendo, prova que por influência da prática, estou cultuando o hábito de escrever e você o de ler, ambos praticando a cultura, estudando de certa forma, aprendendo, compartilhando conhecimento, evoluindo...

Creio que muitos assim como eu tenham despertado a vontade de estudar ou ter uma pós-graduação por conta do Parkour, e não estou falando de questões financeiras, mas sim de como podemos transmitir todos ou uma parte desses benefícios que a prática pode proporcionar (e nos proporciona) e mudar a vida de cada pessoa, de uma forma séria, bem feita, e minimizando os riscos que muitos não tiveram a oportunidade de evitar por falta de pessoas interessadas ou em meios de fazê-los.

Agradeço todos os dias pelas pessoas que tive a felicidade de cruzar o caminho, medito por essas pessoas e me lembro de cada uma delas todas as vezes que me supero, algumas dessas pessoas nem sabem que eu existo muito menos a forma como elas me ajudaram na minha constante evolução pessoal/física/mental/social/etc... 

(Esse texto foi escrito dia 30/07/2014, e perdido no tempo, e hoje, graças a uma reflexão que tive comentando em uma publicação no facebook, me lembrei dele, e consegui recuperá-lo pois o tinha enviado para o Duddu Rocha dar uma olhada, fiquei 20 minutos rolando a barrinha do chat até encontrar as mensagens do ano passado, junto com o arquivo do texto haha. Então, graças a essa discussão do face, e graças ao Duddu, estou podendo postar isso, e você está podendo lê-lo haha) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário