quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Evolução Moral

Você treina quando não está treinando?
Já parou pra pensar sobre o quanto você evolui em cada treino?
E quando não treina, a evolução acontece? Não né... que pergunta sem sentido!
Não tem como evoluir sem treinar! Concorda? Se acha que sim, então você está completamente errado!

A evolução no Parkour é uma constante, mesmo que você não perceba, seu corpo, e sua mente está evoluindo a cada momento, treinando ou não. Mas há formas de se maximizar essa evolução, fazendo com que seu corpo e mente reajam a cada estímulo, fazendo você ter total controle e percepção deste trabalho inconsciente, acredite, quando você alcança a consciência mental e corporal, coisas simples como pegar um copo de água, te fará analisar um “antes e depois” da forma como o fazia, da forma como o faz, e da forma como fará da próxima vez, agora imagine isso aplicado aos treinos...
Mas como chegar a esse tal alcance do inconsciente?
Vamos lá. Quantas vezes você estava treinando aquela precisão difícil, por várias e várias vezes no mesmo dia, cansado, mas não queria desistir de forma alguma, pois sabia que uma hora ia conseguir? Tenho certeza de que várias vezes... Mas e quando finalmente conseguiu fazê-la, o sentimento foi de superação, êxtase e um frenesi de alegria não é?
Agora te pergunto, por quanto tempo você lembrou desse momento, desse pequeno e único momento em que seu corpo gritava pra parar, e você se negava determinado a completar o “desafio”? E se tivesse desistido naquele último salto? Será que o aprendizado teria sido maior?

Para resumir bem o que quero dizer: Menos é mais!

Isso mesmo, menos é mais, simples. Muitos de nós temos esses momentos de garra, determinação, momentos em que estamos certos de que mesmo com o cansaço, fadiga e dores musculares, podemos continuar tentando até conseguir. E eu acredito que consigam, mas a qual preço? Será que alcançar o objetivo é mesmo o mais importante, mesmo com todos os riscos implícitos? Eu digo que não, não é!

Por várias vezes eu tive esse sentimento, de que eu conseguiria executar aquele cat leap perfeitamente, só faltavam alguns centímetros, um pouco mais de força, o agrupamento mais rápido, a explosão com mais garra, e eu tenho certeza de que conseguiria. Mas por muitas vezes eu simplesmente parei e ouvi meu corpo, e minha mente, me dizendo que ainda não era a hora, que eu poderia tentar outro dia, com o corpo mais descansado, com a mente mais tranquila, com a mesma determinação e com tempo suficiente para estudar tudo que estava fazendo de errado, e SE aquilo era realmente necessário. E por dias, semanas, e as vezes até MESES, eu estive treinando, mentalmente, aquele movimento, cada passo, cada músculo que iria ser usado, o movimento dos pés alinhado com o quadril, braços, mãos, a pegada no muro, TUDO!

Quem treina comigo vê isso o tempo todo, não sou de chegar nos picos e fazer todos os movimentos mais complexos que eu consigo para impressionar, muito menos me exibir para os novatos. Muitas vezes fui criticado, e ainda sou, por situações onde novatos conseguiam alguma coisa impressionante, como um salto de precisão muito longo, onde eu tento explicar sobre a necessidade do treino de condicionamento e familiarização com o movimento e com o pico. A maioria acha que estou tentando boicotar o “grande feito” do novato, ou que eu estou com inveja por eu não conseguir fazer o mesmo. Algumas vezes consigo, outras não, e nem faço questão, pois sei das minhas limitações, e acima de tudo, respeito meu corpo e o tempo que ele PRECISA para atingir tal evolução.

Às vezes, menos é mais, muitas vezes, deixar de fazer algo, faz com que você evolua muito mais do que se o fizesse.

Então faço o convite, pense nisso no seu próximo treino, pense nisso quando todos estiverem fazendo algo incrível no pico, e você sentir aquela vontade imensa de fazer algo parecido para mostrar que também sabe, pense nisso, principalmente treinando sozinho, e ouça seu corpo e sua mente, alcance a consciência, ajude seu corpo a te ajudar, e surpreenda-se com esse poder!

Tive a oportunidade de presenciar um momento desses, e sou grato por vivenciar esse momento, no 7º WPPK (Workshop Procopense de Parkour) onde o Goku (Lucas Yeiki) estava incessantemente tentando um movimento, com toda torcida possível, no último dia de evento, quando o Prof. Luiz Oliva o pegou pelo braço, deu um abraço, e disse algo como “lembra do que você me disse aquele dia pra eu saber a hora de parar? Então, acho que é hora de deixar essa pra depois amigo”. Poucas pessoas ouviram isso, na verdade acho que somente eu, que estava bem próximo, ouviu isso. E eu, que estava observando tudo, tive um verdadeiro insight, esse único momento me trouxe uma carga de aprendizado inexplicável, e em praticamente TODOS (sem exagero) os meus treinos depois que voltei do evento, me deparo com algo parecido, e me lembro deste momento. Então a vocês dois, obrigado!

Caso AINDA não tenha entendido o que eu quero dizer, veja o vídeo do Bruno Nelo, o cara que tem um condicionamento físico do CÃO, que foi até Paris, conhecer as cidades e picos onde o Parkour nasceu, e simplesmente DESISTIU de saltar o ManPower (um dos picos mais desejados culturalmente da gringa).  

Foto: ManPower

Link do vídeo (Facebook do Bruno): https://www.facebook.com/brunonelo/videos/733093530055637/

Preste atenção na parte onde ele diz “não quero saber dos outros gringos que vieram aqui e se jogaram”. 
Tenho certeza de que o Bruno era capaz na época, e é capaz de fazer esse salto, mas como já disse várias vezes, menos é mais. Parabéns a você Bruno, por ter tomado essa atitude (ou deixado de ter a atitude rs), realmente não tenho como explicar em palavras, a satisfação e emoção que senti quando vi o vídeo (a mais de um ano), e por ajudar a mim e a tantos outros, através deste vídeo, o que escrevi neste texto.

Então é isso, acabei me estendendo mais do que imaginei, e isso é ótimo, nesse caso, mais é mais! Kkk

Obrigado pela visita, espero que tenha colaborado para o crescimento e evolução de alguém, desculpem qualquer coisa, e não se envergonhem, os comentários estão abertos, comente aí o que achou do post, abraços e bons treinos!!! ~/º 

2 comentários:

  1. Compartilhado na página da PRO Parkour PR.

    Gostei da leitura, reflexiva e objetiva.
    Serve para refletirmos sobre os limites do nosso corpo e sobre como evoluir corretamente.

    "Menos é mais"
    by Alves, M. 2015.

    PS: Profe Oliva usando usando perfil do filhote aqui sausahsauhsa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha Obrigado Prof. sempre bom saber que fiz algo de útil kkk
      Abraços!

      Excluir